A Nossa Missão

A Escuderia Castelo Branco (ECB) é fundada em 21 de Maio de 1964, com o objectivo estatutário de promover turisticamente a região através da organização de provas das várias especialidades do desporto automóvel e promover a participação de associados seus, representando a região, nos vários campeonatos nacionais de automobilismo.

A ECB organiza provas no âmbito do calendário desportivo Nacional da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), sendo o seu associado nº 12, o que significa ser um dos 52 clubes Nacionais com alvará para organizar provas de automobilismo e karting em Portugal.

Pelas razões referidas no parágrafo anterior todas as provas são obrigadas a um seguro, e supervisionadas pelas autoridades policiais. O aspecto da segurança é sempre completado com uma equipe médica, devidamente licenciada e dimensionada para cada tipo de prova.

Os sócios que colaboram na organização da prova são também licenciados pela FPAK e dispõem de um seguro desportivo contra acidentes.

Nas provas organizadas pela ECB só podem alinhar concorrentes com licenças desportivas passadas pela FPAK, que atestam a idoneidade do piloto e o estado de saúde do mesmo.

Relativamente aos veículos que podem alinhar nas provas, estes têm que pertencer a uma lista editada anualmente pela comissão técnica da FPAK, devendo também reforçar os órgãos de segurança. Para que não haja problemas relativamente a esta situação a ECB tem um corpo de comissários técnicos que efectuam, em todas as provas, verificações técnicas rigorosas a todos os veículos. Estes comissários frequentam todos os anos os seminários técnicos promovidos pela FPAK.